
PILATES
Traz resultados importantes na reabilitação de pacientes que passaram por grandes traumas e intervenções cirúrgicas.
Dra. Kátia Aranha
O Pilates é um conjunto de técnicas corporais que ajudam na melhora da condição corporal e no tratamento de diversos problemas do corpo como dores musculares, posturais e articulares.
O Pilates é uma boa ferramenta de fisioterapia por também ter resultados importantes na reabilitação de pacientes que passaram por grandes traumas e intervenções cirúrgicas, atuando no fortalecimento muscular, melhoria da concentração, flexibilidade corporal e alongamento durante a execução de movimentos leves e controlados, também melhora a capacidade respiratória e promove o aumento da consciência corporal.
As sessões de Pilates não tem nenhuma contra indicação e podem ser feitas por todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade, após algumas sessões de pilates é possível começar a notar os resultados no corpo e também na mente, uma vez que as aulas trazem muito bem estar e tranquilidade para a mente, gerando benefícios imensos para a saúde.
Podemos destacar como benefícios do Pilates, o alívio do estresse, o alinhamento e a harmonização postural a cada exercício realizado, a ampliação da força e do alongamento, o aumento da resistência física e mental, o aumento da flexibilidade, tônus e força muscular, além do alívio das tensões e dores crônicas com a estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue.
O Pilates está fundamentado nos 6 princípios enumerados a seguir:
-
Respiração, os exercícios são realizados com um ritmo respiratório específico;
-
Concentração, a realização dos exercícios requer atenção e concentração com uma atuação conjunta de mente e corpo;
-
Controle, os movimentos não devem ser muito bruscos e sim mais lentos e controlados percebendo claramente como o movimento acontece;
-
Precisão, o movimento deve ser apurado, equilibrando a ação de toda musculatura envolvida durante o movimento;
-
Centralização, com a ação conjunta de músculos que promovem a estabilidade do tronco, sustentando a coluna e os órgãos internos; e
-
Fluidez, os movimentos devem ser suaves, porém dinâmicos, contínuos e acompanhados da respiração.
Para todos aqueles que procuram a CPA Fisioterapia para o Pilates, realizamos uma avaliação inicial, onde observamos as necessidades individuais de trabalho corporal e associamos aos objetivos que cada um nos traz. Realizamos reavaliações periódicas, onde verificamos o que precisa ser reforçado nas sessões seguintes para atingirmos os objetivos traçados em conjunto com nossos pacientes/clientes.
A prática frequente do Pilates traz benefícios físicos e mentais, promove aumento da flexibilidade, tonifica a musculatura, alivia dores musculares, melhora a coordenação motora e concentração.
Você pode entrar em contato conosco pelo nosso telefone, nosso chat aqui no site, ou enviar uma mensagem por e-mail.